quinta-feira, 9 de julho de 2009

Os aliens hermafroditas de Peter Jackson


Howdy! Benvindos aos Pensamentos do Nerd. Me perdoem por não ter postado nada ontem. A dor de cabeça e o cansaço do trabalho impediram este ser de chegar sequer perto de um computador. Mas hoje volto com mais quentinhas do cinema.

A última quentinha de ontem foi a divulgação do trailer da nova produção do grande Peter Jackson (precisa mesmo dizer qual foi o filme dele?). O diretor da saga O Senhor dos Anéis (dammit, eu disse!) está supervisionando a produção de um longa chamado Distrito 9, com direção do sul-africano Neill Blomkamp, que iria dirigir a versão cinematográfica do game Halo, mas o projeito caiu por terra e Neill seguiu com Distrito 9. O roteiro de autoria do próprio Blomkamp em parceria com Terri Thatchell conta uma história de ficção científica com alto teor político, o que poderia colocar o filme ao lado de obras como Syriana ou O Senhor da Armas até.

Na trama, alienígenas pousam no planeta Terra, mais precisamente em Johanesburgo, na Africa do Sul, em 1979. Uma vez que eles pousam na Terra, eles são confinados pelo governo e são forçados a trabalhar para os humanos. O aliens são chamados de Não-Humanos e são supervisionados pela MNU (Multi-Nacional Unida), uma corporação que utiliza tecnologia dos aliens. Dirk Michaels (William Allen Young) é um soldado que trabalha para a MNU quando ele vai ate a área onde os aliens estão confinados (área conhecida como Distrito 9) e encontra um tubo. Ele ativa o tubo e dele sai um spray quimico que transforma Dirk em um meio-humano, meio-alien. Agora ele será caçado pelos humanos e só existe um lugar onde ele pode se esconder: a nave dos aliens.

Fazia muito tempo que não via uma idéia tão original assim no mundo da sci-fi. Num post anterior eu disse que a sci-fi estava de volta. Sim, mas sempre girando em torno de histórias antigas (Star Trek, Terminator, O Dia em que a Terra Parou). Este Distrito 9 apresenta a ótima idéia de mostrar os aliens como as vítimas dos humanos aqui mesmo na Terra, onde vieram parar por acidente.

O primeiro trailer mostrava vários depoimentos de autoridades, até mostrar o disco voador e o alien conversando com dois humanos, porém com o rosto borrado e sem tradução na suas falas. Até aí parecia ser só mais um filme acima da média. Dois dias depois surge o trailer com o rosto do alien nítido e legendas nas suas falas. O alien não estava fazendo nenhuma ameaça à Terra ou coisa do tipo. Ele/ela simplesmente dizia "Viemos parar aqui por engano. Só queremos nossa nave para irmos pra casa". BANG! O conceito do filme virou de ponta-cabeça e agora teremos uma bela sci-fi onde mais uma vez o medo do desconhecido será o tema.

E por que os humanos temem os aliens? Teremos que esperar o filme, mas um detalhe já foi liberado: o aliens são hermafroditas e podem se reproduzir assexuadamente, o que reforça o medo humano de que tenham vindo para se multiplicar. Distrito 9 chega nos cinemas brasileiros em 30 de outubro e eu estarei lá para ver!

Veja os trailers

teaser original



teaser original com legendas na cena do alien



trailer completo do dia 8 de julho



É isso aí. Assitam e comentem. Vou-me indo embora agora ouvir um pouco de Ozzy pra ver se a dor de cabeça melhora um pouco.

Live Long and Prosper

\\//

2 comentários:

Uma fada da floresta disse...

vc fez um comentário cheio de falhas.

Uma delas é que o nome do personagem principal é Wikus e não Dirk e outra, ele não vai se esconder na nave-mãe, vai para o distrito 9.

os humanos não conseguem utilizar tecnologia alien, pq até as armas são acionadas ao reconhecer o dna alenigena, é por isso que a MNU procura desesperadamente por Wikus, pq ele é biotecnologia ambulante... um mutante que pode usar armas alenigenas

GuValente disse...

Infelizmente na data em que eu fiz o post, as informações divulgadas eram essas. Elas foram corrigidas só perto da estréia do filme... mas já era meio tarde pra corrigir o post.

Hope it never happens again =D