domingo, 5 de julho de 2009

De Predadores a Avatar de James Cameron.


Esqueçam Alien vs. Predador!! (pelo menos o segundo pq o primeiro é interessante, apesar de falho) A nova empreitada da 20th Century Fox promete tirar o nome do estúdio da lama e fazer com que os geeks de sci-fi achem que valha a pena gastar seu suado dinheiro com ingressos de cinema. Pra começar, teremos um novo filme do Predador que não terá nada a ver com a série AvP, e sim será uma continuação de Predador 2, de 1991. Agora quem está produzindo é um dos grande nomes criativos do cinema atual: Robert Rodriguez, que dirigiu Sin City.

Ele escreveu um spec script (roteiro sem fins lucrativos onde o autor simplesmente viaja na maionese, e se ele conseguir vender sua idéia, o roteiro se torna oficial) em 1994, com uma história que se passa no planeta natal dos Predadores, onde um grupo de exploradores enfrenta horrores jamais vistos antes. Porém o roteiro foi engavetado e Rodriguez seguiu com outros projetos. Isso até um belo dia que um executivo da Fox ligou pra ele perguntando se aquele roteiro ainda existia. Robert Rodriguez disse sim, e agora a pré-produção do filme está bem intensa. Agora o roteiro está sendo reescrito, mas a premissa do planeta natal dos Predadores é a mesma, e quem vai dirigir o filme é Nimrod Antal. Esse nome até que poderia ser de um dos Predadores, mas ele cativou o produtor Rodriguez depois de ver o filme Armored, de Antal. Segundo Rodriguez, Antal é um homem criativo que já veio com várias idéias para o projeto, e é exatamente isso que Rodriguez queria, alguém que saiba interpretar idéias sem fugir do conceito do Predador.

Estou extremamente ansioso pra ver onde isso vai dar. Pelas palavras de Rodriguez, o filme não está sendo feito com pressa, mas sim com bastante cuidado no roteiro e os efeitos especiais serão totalmente práticos, com uso de CGI limitado a cenários e alguns movimentos mais complexos dos Predadores.


Efeitos práticos não são o caso do novo filme de James Cameron, "Avatar" (não relacionado com o desenho homônimo, que ganhará filme de M. Night Shyamalan, de O Sexto Sentido). Cameron vem dizendo pra quem quiser ouvir que o filme irá "estuprar nossas órbitas", com visuais de tirar o fôlego e captura de movimentos extremamente realista. No elenco temos Sam Worthington (Terminator Salvation), Zoe Saldaña (Star Trek) e Sigourney Weaver (a Ripley da série Alien)

O filme vai se passar no século 22 em uma lua chamada Pandora, que orbita um gigantesco planeta gasoso, e é o lar dos pacíficos Na'vi, humanóides azuis de 3m de altura. Eles são tranquilos mas ferozes quando precisam se defender. Humanos não podem respirar o ar de Pandora, então criaram híbridos de Humanos e Na'vi que são controlados por humanos via um elo mental. Esses híbridos são conhecidos como Avatares. Um veterano da Marinha paralisado chamado Jake Sully (Sam Worthington) se oferece para trabalhar como um Avatar, e no meio de tudo isso irá se apaixonar por uma princesa Na'vi e vai participar de uma guerra entre os Na'vi e os humanos que consomem os recursos de sua terra.

A história não apresenta nada de muito original, mas a ansiedade é para ver como ela será executada, já que James Cameron é um artesão de histórias e imagens. Vieram dele belos filmes de se ver como O Segredo do Abismo e Titanic, e também roteiros primorosos como os primeiros Terminator, e Aliens, continuação do clássico de 1979 dirigido por Ridley Scott.

Isso nos leva de volta a Predators, já que o nome do filme é uma homenagem à continuação de Alien, Aliens.

É isso meus queridos. A sci-fi voltou com tudo esse ano, visto os sucessos de clássicos como Star Trek, Terminator Salvation, e O Dia em que a Terra Parou. E fiquem de olho nesses dois filmes, Predators e Avatar. Eles virão com tudo.

Live Long and Prosper

Nenhum comentário: