terça-feira, 7 de julho de 2009

De latinos no espaço a loiras indo pro inferno


Howdy! Mais um post aqui dos Pensamentos do Nerd. Hoje vamos ao assunto que está pegando em Hollywood: a continuação de Star Trek. Sim, Transformers 2 foi o filme que mais rendeu no ano até agora, mas só Star Trek este ano teve a dobradinha boa bilheteria e aclamação da crítica. Até mesmo a revista Veja considera Star Trek "uma delícia de filme". A Paramount a colocou ao lado de Homem de Ferro e Transformers como uma das franquias mais importantes atualmente para o estúdio. Os roteiristas Alex Kurtzman e Roberto Orci estão apenas esperando acabar todas as etapas de divulgação de Transformers para começar a escrever o novo filme, que é o segundo da nova série, mas o décimo segundo no total dos filmes.

A dúvida que paira na mente dos roteiristas é: usar uma ameaça cósmica do espaço, ou um vilão de verdade! JJ Abrams já declarou que prefere a segunda opção, já que disse que não quer ver o capitão Kirk lutando contra o vento. Qual é seu Abrams! O Jim Kirk que eu conheço daria um jeito de lutar contra o vento malvado do espaço! Kurtzman e Orci são bons em tirar leite de pedra, então não custa nada criar uma ameaça incorpórea interessante e jogar a tripulação da Enteprise no meio dela, criando várias situações interessantes e explorar melhor a dinâmica entre os personagens, principalmente o triunvirato Kirk-Spock-McCoy, algo que foi pouco explorado no último filme.

Por que dessa minha urgência em que não seja um vilão desta vez? Simples. Eles querem usar de novo o ditador Khan Noonien Singh. Sim. Aquele do episódio Semente do Espaço e do filme A Ira de Khan. Se isso acontecer, o ator que dará vida a ele será o latino Javier Bardem (de Onde os Fracos Não Têm Vez e Vicky Cristina Barcelona). Para justificar a presença de Khan no filme, teria que ser um BELO motivo e um roteiro MAIS BELO AINDA! E Bardem é um ator brilhante, mas vai ser difícil deixar de lembrar de Ricardo Montalban (que Deus o tenha) no papel. Mas divago.


KHAAAAAAAN!!! ou melhor....JAVIEEEEEEER!!


A Paramount é um estúdio que sabe o que faz e conseguiu o impossível: trazer Star Trek de volta aos holofotes da mídia, mas sem se tornar modinha, o que por si só já é fascinante. O elenco todinho estará de volta e por isso não hesito em dizer que In Abrams We Trust. Os trekkers podem sonhar tranquilos agora.





Sonhar tranquilo não é o caso do cineasta Sam Raimi. Depois de ficar sem dormir por uns dois anos graças as críticas devastadoras de Homem-Aranha 3 (umas justas, outras não, mas ainda assim eu gosto muito deste filme), ele decidiu voltar ao gênero que o consagrou: o terror, em seu novo filme Arraste-me Para o Inferno (Drag Me To Hell).

Ao lado do seu irmão, Ivan Raimi (que é médico na verdade, mas ajuda o irmão nos roteiros e faz parte do sindicato de roteiristas), Sam escreveu uma história de terror clássico sobre uma agente de empréstimos chamada Catherine, que precisa provar para o seu chefe que é durona o suficiente para ser promovida, e para tanto ela recusa fazer um empréstimo para uma pobre senhora que precisa cobrir despesas de hospital e de sua casa.

Quando Catherine vai embora do trabalho, ela é agarrada pela senhora, que na verdade é uma cigana sinistrona. A velha assopra num dos botões da camisa de Catherine e a amaldiçoa, dando a ela 3 dias restantes de vida. Três dias que serão repletos de horrores e visões macabras até a condenação final: o inferno.




A história é bem simples até, e nas mãos de um diretor menos talentoso (como os genéricos que dirigem remakes de terror orientais por aí) seria só mais um filme qualquer. Mas estamos falando de Sam "Evil Dead" Raimi, o cineasta que criou muitos dos clichês de terror que são usados até hoje. Só pra citar o mais importante: a câmera que mostra o ponto da vista da criatura, independente dela sendo física ou não (Estilo esse que eu e meus amigos chamamos de "Demônio-Câmera").

No elenco temos nomes como Alison Lohman (A Lenda de Beowulf) como Catherine, que pegou o papel que seria originalmente de Ellen "Juno" Page, Justin Long (Duro de Matar 4.0) como o namorado compreensivo da moça e Lorna Raver como a sra. Ganusha, a cigana que dará inicio aos tormentos da pobre coitada Catherine.

O filme chega ao Brasil em agosto e já estou na fila para vê-lo. As críticas aclamam o filme como o retorno de Sam Raimi, e como um terror extremamente interessante, apesar de a censura ser baixa. Mas não precisa ter censura máxima pra contar uma boa história, precisa?

É isso aí meus marujos. Leiam. Divirtam-se e comentem a menos que tenham algo mais interessante pra fazer. Vou indo nessa ver meu DVD "novo" do Predador 2.

Live Long and Prosper \\//


foto de Khan e Bardem tirada do Trekmovie.net

Nenhum comentário: